ILB / Interlegis - Senado Federal

INSTITUTO LEGISLATIVO BRASILEIRO - ILB
Escola de Governo do Senado Federal

Os "Cursos sem tutoria" têm a característica de serem autoinstrucionais, ou seja, sem orientação ou acompanhamento de professores. O aluno interage diretamente com o material didático, realiza exercícios de fixação, avaliação final e obtém o certificado. A carga horária varia e cada estudante pode se matricular em até dois cursos ao mesmo tempo. Os cursos desta modalidade têm duração de até 60 dias, a partir da data de matrícula. O certificado somente será emitido 21 dias após a matrícula.

Os "Cursos com tutoria" são aqueles que têm orientação de professores e duração de 40 dias. A carga horária é de 60 horas. O público alvo são os servidores do legislativo federal, estadual e municipal. O cidadão comum pode se candidatar, caso haja vagas remanescentes.

INSTITUTO LEGISLATIVO BRASILEIRO

Atribuições

Ao Instituto Legislativo Brasileiro – ILB – compete exercer as prerrogativas de Escola de Governo do Senado Federal, que consistem em gerir e executar a Política de Capacitação do Senado Federal e o Programa de Integração e Modernização do Poder Legislativo Brasileiro (Interlegis); conceber, formular, executar e avaliar as ações de formação, treinamento e desenvolvimento de pessoas e equipes, considerando a diversidade de conhecimentos técnicos institucionalmente requeridos, e incluindo as dimensões estratégica, tática e operacional no que tange aos conhecimentos gerenciais; propor Planos de Capacitação, com o apoio das demais unidades da Casa; promover e fomentar pesquisas científicas relacionadas ao Poder Legislativo e sua inter-relação com os demais poderes e instituições democráticas, bem como disponibilizar o conhecimento produzido aos cidadãos por meio de cursos abertos e outras iniciativas; fomentar, apoiar e assistir, com o necessário suporte técnico, o processo de modernização do Poder Legislativo Brasileiro, integrando-o em suas instâncias federal, estadual e municipal, visando melhorar a comunicação e o fluxo de informações entre os legisladores, bem como para aumentar a eficiência e a eficácia das administrações das Casas Legislativas; promover a participação cidadã nos processos legislativos e a formação da Comunidade Virtual do Legislativo. (ATC 16/2016)

Fonte: ILB